quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Ressentimento

Esta foto eu tirei do carro, voltando prá casa e estou postando prá ela não desistir de vir visitar a gente.

********************************************

Todo mundo eventualmente recebe aquele pacote, que pode vir com rejeição , falsidade, abandono , injustiça , deslealdade , traição ou similares. A questão é: o que você vai fazer com este pacote? Vai guardá-lo naquele armário do quarto dos fundos e abri-lo nas noites de solidão , para preenchê-las com lágrimas e autopiedade? Vai alimentar esta amargura? Vai elaborar seu pensamento a partir da premissa "eu não mereço..."?

Eu opto pela felicidade, acho que tem coisas melhores para preencher sua vida. Quando recebo um pacote destes, e acredite-me não foram poucos os que já recebi, eu abro, tiro tuuudo de dentro , encaro o bicho, remexo bem , penso bastante, falo muuuito , grito com quem tiver que gritar , tiro satisfação com quem tiver que tirar, xingo quem bem entender e PRONTO!! Às vezes este processo é rápido, às vezes demora, mas é um processo, um caminho adiante , nunca um círculo.

Um dia escutei de alguém que pontua sua vida com ressentimentos: "Ninguém sofre como eu!" Pretensão , narcisismo, miopia emocional?

*************************************************

"Ressentir-se significa atribuir ao outro a responsabilidade pelo que nos faz sofrer. (…)Ressentimento não é um conceito da psicanálise; é uma categoria do senso comum que nomeia a impossibilidade de se esquecer ou superar um agravo."
Trecho do livro Ressentimento , que ando folheando.

Um comentário:

eu disse...

Bel, a mala já tá pronta